A Night To Remember, 20 Anos! Altos e Baixos do Álbum

09 de maio de 1989: "Quem esperou muito tempo depois de "True Colors", agora vai demorar a esquecer "A NIGHT TO REMEMBER".

Essa foi uma das propagandas feitas para o terceiro álbum de Cyndi Lauper, "A Night To Remember", que hoje completa 20 anos.

Esse álbum marca o fim de uma era de sucessos, auge de Cyndi Lauper mas o começo de uma nova fase que viria nos anos 90. Pode não ter sido um período fértil para Cyndi, mas mostrou ao mundo uma mulher de talento que conseguiu um reconhecimento verdadeiro, longe dos holofotes, apenas com letras e melodias marcantes e uma voz indescritível.

Em "A Night To Remember", Cyndi contou com grandes nomes para a produção. Como era a favorita na época, podia contar com qualquer pessoa para trabalhar. Pode-se destacar o músico Eric Clapton que tocou guitarra em "I Drove All Night".

Além disso, o álbum traz mais músicas escritas por Cyndi. Das 11 faixas do disco, 8 foram escritas por Cyndi e seus colaboradores.
Mas com todo esse poder, por que marcou o fim do auge de Cyndi Lauper?

No final da década de 1980, toda a guarda da gravadora de Cyndi, na época chamada CBS Records, foi substituída e tudo sofreu uma mudança drástica. Todos os artistas tiveram que mudar radicalmente, mas Cyndi não queria mudar o seu jeito, não queria ficar igual a todos. Então, acabou sendo prejudicada, pois passaram a não divulgar seus trabalhos como antes. Além disso, o executivos não estavam satisfeitos com o novo álbum de Cyndi que segundo eles "queria demais para uma garota que apenas queria se divertir".

"A Night To Remember" teria sido lançado em 1988 com o nome "Kindred Spirit". Teria as mesmas faixas com exceção de "A Night To Remember" e com acréscimo das faixas "Don't Look Back (escrita por Lauper e John Turi da banda Blue Angel) e "Hole In My Heart (All The Way To China" (música tema do filme "Vibes" protagonizado por Cyndi). Essa última chegou a ser anexada ao disco em alguns países mas não no EUA por não ter se destacado.

Após muitas brigas, o álbum foi lançado em 1989 e com um nome que não agradou Cyndi Lauper (para ela seria "A Night To Forget"). E em consequência disso e de vários outros fatores profissionais e pessoais (como o término do relacionamento de mais de 8 anos com seu empresário David Wolff), o álbum foi engavetado por Cyndi. A única música cantada por ela até hoje pertencente ao álbum é "I Drove All Night". Mas Lauper não o esqueceu por completo. Em entrevista feita para o jornal "O Globo" em 2008, Cyndi comenta sobre esse trabalho e diz que lamenta pois sabe que ele contém músicas lindas como "Heading West" e "Unconditional Love".
O vestido usado no clipe de "I Drove All Night" hoje pertence ao museu Hard Rock Cafe em Los Angeles.
O álbum não foi perdido, pelo contrário. Em 1989 foi bem aceito pelos fãs e críticos. Cyndi foi indicada ao Grammy na categoria "Melhor cantora de Rock". Além disso, o disco vendeu aproximadamente 4,5 milhões de cópias e Cyndi recebeu vários prêmios principalmente ao sair em tour mundial (vindo ao Brasil pela primeira vez). No Chile, fez show para quase 100 mil pessoas batendo recorde de público.

Os hits principais foram "I Drove All Night" (#06 do Hot 100 da Billboard) e "My First Night Without You" (que ficou em segundo lugar na parada das FM's do Brasil por execuções diárias de 23/11/1989 a 02/12/1989).

O singles além das duas citadas acima foram "Primitive", "Unconditional Love", "A Night To Remember", "Heading West" e "Hole In My Heart".



"I Drove All Night", "My First Night Without You", "Heading West" e "A Night To Remember" foram as canções que tiveram clipe.

O álbum ficou em 1º lugar na parada BIZZ TOP 20 LP's em 1989.
Visual do ano: Cruela Devil







Essa é uma pequena homenagem feita pelo blog Cyndi Lauper Shine para esse grandioso álbum amado pelo público lauperiano de todas as idades. E quem sabe um dia, voltaremos a ouvir Cyndi Lauper cantando esse álbum novamente. Nada é impossível vindo de Cyndi, sabemos disso.
Fica aqui as palavras reflexivas que Cyndi escreveu no encarte do disco:
"Para aqueles que tenho desprezado por omissão e negligência, lamento profundamente pelas minhas ações, mas alguém disso isso, Chaka Khan uma vez disse, "você vai superar isso" e, além disso, eu sempre tenho contado com a bondade de estranhos..."
Vídeos de "A Night To Remember":







Comentários

  1. Parabéns pela ótima matéria,

    Eu me lembro de aguardar pelo álbum que se chamaria Kindred Spirit e que chegou às lojas como A Night To Remember, Era em Vinil (alguns anos antes do CD), contendo musicas maravilhosas e que acabou dando nome a Turnê A Night To Remember que culminou no 1º Show da Cyndi Lauper aqui no Brasil. Show este que só acreditei que era realmente ela quem estava ali quando eu a vi no palco (isto faz 20 anos em Novembro) que saudades.

    LEON

    ResponderExcluir
  2. adoreiii a materia, afinal sou uma grande fã da Cyndi Lauper, apesar de ser novinha, porém mto fã!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria...imparcial e informativa ! Parabéns !!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas informações sempre bacanas do blog.
    Esse albúm é incrível, é uma pena que a Cyndi tenha passado por tudo isso na época do lançamento, e tenha guardado lembranças não muito boas dele.

    ResponderExcluir
  5. Tinha esse album em fita, lembro desse show do brasil quando passou na globo, no final do show ela faz um apelo para q o povo vote conciente, pois a eleição presidencial seria apos alguns dias, saudade dessa época

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pelas informações. Esse álbum é um dos meus preferidos, uma canção melhor que a outra. Viva Cyndi Lauper!

    ResponderExcluir
  8. Um dos meus preferidos!! Merecia mais reconhecimento. Até breve!®

    ResponderExcluir

Postar um comentário