Here and There concorrerá ao Oscar 2010!

O filme "Here and There" de Darko Lungulova é um candidato sérvio para a nomeação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, decidiu a Academia de Artes e Ciências (AFUN), cuja votação secreta saiu, e tinha uma escolha de quatro obras que são elegíveis.

O filme de estréia de Lungulova recebeu seis votos de um total de 11 dos membros da AFUN, enquanto o filme "Sveti Georgije ubiva aždahu", de Srdjan Dragojevic venceu cinco, anunciou em 16 de setembro a coletiva de imprensa da AFUN no antigo Museu de Cinema.

Outros dois filmes - "Čekaj me, ja sigurno neću doći" de Miroslav Momcilovic e "Ordinary Perople" de Vladimir Perisic, não receberam nenhum voto da AFUN Expert Committee, composto por atores como Vesna Cipcic, Tamara Miletic, Radmila Žiković e Vladan Zivkovic, o cenógrafo Milenko Jeremic, o compositor Cornélio Kovac, diretores Miroslav Lekic, Zdravko Randic, Dinko Tucakovic e Vera Vlajic, o crítico de cinema Milão Špiček, filmologo Peter Volk e maskerka Stanislava Zaric.

AFUN com o Centro de Cinema da Sérvia e a antiga produtora Film Archive convidou um total de 23 filmes produzidos a partir de 1º Outubro de 2008 a 30 Setembro de 2009. E aplicado para a seleção oportuna de candidatos foram submetidos apenas quatro - "Kino kamera", como produtor de "Tamo i Ovde "(Here and There), a empresa "Sveti Georgije ubiva aždahu" por trás do filme do mesmo Dragojevic, Brigada - Momčilovićevog produtor de Trilema e, em nome de "Ordinary People", afirmou Nenad Dukic.

De acordo com o Regimento AFUN, o filme indicado deve ser preenchido e produzido comercialmente mostrado em Rede Sérvia durante sete dias, continuamente, no período de 1 Outubro de 2008 a 30 de Setembro de 2009. O presidente da AFUN Mirko Beokovic acrescentou que a condição da Academia Americana é que a maioria do filme seja no país de origem da produção do filme e que tenha sido filmado na língua do país de origem.

Branislav Trifunovic, ator, que desempenha um papel importante (um jovem imigrante de sérvio na cidade de Nova York) é um dos produtores, disse que a escolha de "Here and There" para o candidato sérvio a nomeação para o Oscar é uma honra excepcional, acrescentando à frente, "um doce problema promover o filme na América. "

"Estamos trabalhando para outros membros da Academia verem o nosso filme, já temos uma boa crítica na América", disse Trifunovic, lembrando que o filme "Here and There", foi eleito este ano no respeitado festival de Nova York Tribeca melhor filme sobre Nova York. "Eu não esperava, mas novamente, é lógico, porque o filme já tem uma história americana," Trifunovic disse, acrescentando que a promoção da produção do filme envolve um trabalho enorme e tem de contratar uma câmera de filme e em algumas agências nos EUA para assistir ao filme, que custou muito.

"Eu não acredito que o Estado tem um milhão de dólares para alocar e promover o filme, mas não há uma melhor política neste país de cultura e esporte", disse Trifunovic.

O diretor Lungulov, caso contrário, está atualmente em Milão, por ocasião da participação de "Here and There" no 14º Festival de Cinema de Milão, realizado de 11 a 20 Setembro. "Here and There" compete com dez filmes da Grã-Bretanha, Japão, Itália, Argentina, China, Austrália, Bélgica e outros países.

A Premiere do filme "Here and There" que começou em 9 de Setembro no cinema "Kolosej", tem causado grande interesse, e foi introduzido por um tempo, entretanto começou a aparecer nos cinemas, no Cinears.

Ação "Here and There" acontece em Belgrado e em Nova York, a estrela é de Nova York, o ator David Thornton, que falhou como saxofonista (Robert) e que acidentalmente encontra um imigrante da Sérvia Branka (Trifunovic), cuja namorada Ivana (Jelena Mrdja) não pode vir por causa do visto na América.

Branko pede a Robert para ir a Sérvia e casar com Ivana a fim de permitir a chegada em Nova York. Robert foi hospedade pela mãe de Branko, Olga (Mirjana Karanovic) com o qual não suspeitava que, em Belgrado, poderia encontrar o que desejou a vida inteira - o amor.

"Here and There estreiou no 37º FEST no início deste ano, e depois seguiu, e outros nacionais e estrangeiros festivais de cinema e inúmeros prêmios, incluindo o prêmio do Festival Tribeca de melhor filme em obras cuja ação decorre em Nova York. Além disso, Mirjana Karanovic foi eleita melhor atriz no festival "Cinema City", em Novi Sad e SOFEST em Sopot, e a vencedora foi uma carta especial e prêmios da crítica no Festival de Conquistas dos atores em Nis.

Thornton foi premiado como o melhor ator de filme estrangeiro na Sérvia. O filme "Here and There" recebeu um prêmio especial do júri do festival "Skip City International" no Japão, e é mostrado em Karlovy Vary, na seleção de críticos na revista "Variety".

Fonte: SeeCult

Comentários

Postar um comentário