Biografia


1953_ Foi em uma segunda-feira, 22 de junho no hospital público em Astoria no bairro Queens em Nova York que nasceu Cynthia Ann Stephannie Lauper, filha do estadunidense Fred Lauper e da napolitana Catrine Dominique (Fred era dez anos mais velho que Catrine). Cyndi é a segunda filha do casal (Elen nasceu em 1951 e Fred nasceu em 1958). Seu pai era despachante e sua mãe era garçonete.

1959_ Aos cinco anos de idade seus pais se divorciaram e Cyndi vê seu pai sair de casa para nunca mais voltar. Nessa época ela começa a estudar e sofre preconceitos na escola por sua mãe ser divorciada. Sua mãe trabalhava até 14 horas por dia para sustentar os três filhos.

1965_ Cyndi sempre gostou de música. Aos doze anos já sabia tocar violão e guitarra e compôs sua primeira música chamada "Greensleeves". Foi expulsa da escola católica por ser filha de pais divorciados. Sua mãe casou-se de novo. No início, o homem parecia ser uma pessoa exemplar. Com o passar do tempo revelou-se um monstro. Abusava de Elen e Cyndi. Catrine, vendo isso internou as duas em um internato católico. Elen foi mandada embora por estar doente e Cyndi foi expulsa por ter feito a seguinte pergunta a uma freira: "Você fica menstruada?" Cyndi achou até bom ter sido expulsa pois não gostava de lá e sempre apanhava das freiras. Quando voltou para casa, foi estudar em uma escola pública mas não conseguia se concentrar nas aulas. Passou a ficar trancada no quarto o dia todo. Nessa época, ela começou a frequentar o parque e lá conheceu as drogas. Segundo Cyndi a maconha tirava a dor de cabeça dela e fazia com que se sentisse melhor. Um tempo depois Catrine separou-se de seu segundo marido.

1970_ Depois de estudar em quatro escolas secundárias, Cyndi abandona a escola. Ela queria fazer curso de arqueologia. Até começou, mas viu que realmente não era o que queria. Começa a trabalhar em sub-empregos: foi garçonete, vendedora de cursos de Kung-Fu por correspondência, camareira, empregada doméstica, ajudante de lenhador. Não conseguia parar nos empregos. Não comia nada porque as drogas tiravam a fome. Foi parar no hospital com desidratação e desnutrição.

1971_ Assombrada com a rotina massacrante de sua mãe, aos 18 anos Cyndi foge de casa sem rumo. Primeiro ela vai para Long Island mas ficou lá por pouco tempo. Ela resolve tentar a sorte no Canadá, aconselhada por um amigo que a mandou estudar a vida e a arte. Ela fica anos no Canadá junto com sua cadelinha Sparkle. Cyndi amava essa cadela, achava que morreria junto com ela pois Cyndi achava que viveria até os 21 anos.

1974_ De volta aos EUA, Cyndi começa a trabalhar com música. Ela faz parte de duas bandas, Doc West e Flyer fazendo cover de artistas como Janis Joplin e Led Zeppelin apresentando-se em bares da zona boêmia de Nova York. Cyndi esforça ao máximo com sua voz que na época era normal e baixa, mas chama atenção.

1977_ Cyndi Lauper grava seu primeiro single "You Make Loving Fun". Mesmo parecendo que sua vida estava entrando nos eixos, aconteceu uma grande tragédia. Por forçar demais a voz, as cordas vocais de Cyndi ficaram destruídas. Ela ficou rouca e sua voz não voltava. Amigos diziam a ela : "Beba isso. Joplin bebia" e Cyndi dizia: "Joplin bebia isso? Joplin está morta!" Ouviu de varios especialistas que nunca mais voltaria a cantar. Para ela era o fim. Foi então que ela conheceu Katie Agresta e começa a fazer um duro tratamento.

1979_ A treinadora de voz Katie Agresta realiza o milagre: depois de dois anos de tratamento, Cyndi Lauper recupera sua voz. Concentrou todo o seu poder de voz nas únicas áreas das cordas vocais que lhe restaram: AS MAIS AGUDAS. Assim surgiu a grande cantora. Sua voz nunca mais ficou normal. Tornou-se potente e aguda, uma voz de quatro oitavas que podia estilhaçar vidraças e machucar os tímpanos das pessoas. Teve que aprender a controlar a nova voz. Ela ficou assustada com a nova voz. Não precisava mais forçá-la, apenas soltá-la suavemente.

1980_ Cyndi forma sua terceira banda ao lado de John Turi, Arthur Nielson, Johnny Moreli e Lee Brovitz chamada Blue Angel. Uma banda estilo anos cinquenta época do Rock 'n' Roll. Eles gravam um álbum, o "Blue Angel", recebem elogios e saem em turnê com o B-52. O disco não vende bem mas revela uma grande estrela. Nessa época Cyndi conhece David Wolff e eles começam a namorar. Foi a primeiro grande amor de Cyndi Lauper.

1982_ Ao fim de dois anos de brigas com seu empresário, este e a banda vão resolver a disputa no tribunal e a banda perde a causa. Blue Angel acabou. Cyndi ainda ouviu do juiz "Deixem o canário cantar". Era o fim de uma banda e o começo de uma carreira solo que mudaria a música pop e a vida de Cyndi para sempre. Cyndi começa a trabalhar em um bar japonês e lá descobriu um modo extravagante de se vestir. David decidi ser o empresário de Cyndi. Ela não queria porque ele era principiante e isso era arriscado. Mas pensou melhor e viu que não tinha porque temer.

1983_ Cyndi se uni ao seu namorado e empresário David Wolff e assina com a gravadora Portrait Records com a ajuda do produtor Lennie Petze, iniciando a produção do álbum mais vendido de uma cantora na história da música: "She's so Unusual" com mais de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Cyndi Lauper usa o punk e transforma a década de oitenta com o New Wave. Foi a primeira a pintar o cabelo colorido, pintar as unhas da cor do arco-íris e usar uma maquiagem sobrenatural. Com seu talento de estilista compõe um visual extravagante usando adereços achados no lixo: correntes, munhequeiras, coisas que qualquer garota poderia usar sem precisar de muito dinheiro. É a artista mais fotogênica de todos os tempos. Modelo de si mesma vira uma febre, tudo lembra CYNDI LAUPER. Torna-se milionária aos 30 anos de idade. É a mulher mais bem sucedida da época. Primeira artista a fazer sucesso na MTV americana.

1984_ O álbum "She's so Unusual" destaca cinco canções que vão para o topo das paradas de todo o mundo. "Money Changes Everything","Girls Just Want to Have Fun","Time After Time","She Bop" e "All Through the Night" são ouvidas a toda hora nas rádios, uma explosão. A história do videoclipe pode ser dividido em a.C e d.C_ Antes e Depois de Cyndi Lauper. Ela reinventou o videoclipe colocando desenho animado e todos para se divertirem. Cyndi não parou de ganhar prêmios e ganhou o Grammy de Melhor Cantora Revelação. Houve até uma polêmica a respeito da música "She Bop". Essa música foi condenada pela Igreja, pois fala de masturbação, mas ninguém ligava para isso, o importante era dançar ao som dessa música.

1985_ Cyndi saiu em turnê chamada Fun Tour. Fez mais de trezentos shows pelo mundo e uma curiosidade é que as camisetas da Cyndi Lauper vendidas na época eram desenhadas por ela mesma. Além de uma grande cantora, uma grande desenhista. Ao lado do diretor Steven Spilberg trabalha na trilha sonora do filme "Os Goonies" que faz bastante sucesso com a canção "The Goonies 'R' Good Enough". Foi levado tão a sério que Cyndi acabou participando do filme e grava o videoclipe no estúdio do longa junto com o elenco. Cyndi Lauper participa do projeto beneficente mais importante feito por um grupo de cantores para ajudar a África: USA For África que reuniu todos os cantores gringos e famosos da época como Lionel Richie, Stevie Wonder, Billy Joel, Bruce Springsteen, Michael Jackson, Kim Carnes, Tina Turner entre outros. Gravam um álbum com a canção "We Are The World" que vende milhões de cópias. Cyndi ganha o American Music Awards, Melhor Videoclipe e Melhor Cantora Pop, além de ser indicada ao Grammy. Em trabalho paralelo, Cyndi torna-se empresária de academias de Luta Livre.

1986_ O trabalho de Cyndi começa a tomar rumos diferentes com o lançamento do álbum "True Colors" e a partir deste, Cyndi começa a produzir os seus álbuns. O álbum é mais romântico, mas mesmo assim ela conquista o público com as canções "True Colors", Change Of Heart" e "What's Going On". Cyndi sai em True Colors Tour fazendo apresentações nos EUA, Europa e Japão. A turnê foi bem sucedida.

1987_ Em meio da True Colors Tour, Cyndi faz um estrondoso show em Paris que rendeu até um especial em vídeo intitulado de Cyndi Lauper In Paris. Ela cantou as músicas do álbum "True Colors", os maiores sucessos de seu primeiro álbum e mais algumas canções que não fazem parte dos álbuns oficiais.

1988_ Cyndi Lauper trabalha em mais um projeto gravando a música "Cold Sky"na até então União Soviética. Cyndi participa de seu primeiro longa metragem "Vibes" protagonizando a paranormal Sylvia Pickel. O filme é gravado no Equador, recebe elogios e críticas. Cyndi grava a canção "Hole In My Heart (All The Way To China)" para o filme com um videoclipe muito interessante.

1989_ Depois de dar um tempo nas gravações, voltou com o LP "A Night to Remember". Cyndi volta as paradas com os hits "I Drove All Night" e "My First Night Without You", que nitidamente mostrava uma Cyndi descontente com as oposições e determinações de sua gravadora. Cyndi batia de frente com eles desde o segundo disco. Cyndi conta que eles queriam um disco dance e com regravações, já Cyndi pedia outra coisa devido ao seu relacionamento desgastado com David Wolff. Cyndi conta que o pessoal da gravadora dizia que ela queria muito para uma garota que apenas quer se divertir e diziam ao David: "Ela é sua garota, vai lá e diz para ela fazer assim..."Cyndi dizia ser uma marionete nas mãos deles e isso a deixava mal. A partir daí seus álbuns foram mal divulgados.O álbum vendeu bem e Cyndi saiu em turnê mundial vindo ao Brasil pela primeira vez fazendo quatro shows marcantes. Nessa época, Cyndi e David terminam seu relacionamento de mais de 8 anos. Eles acabaram se distanciando no decorrer da carreira de Cyndi. Além disso, Cyndi queria se casar e constituir uma família e David não.

1990_ Cyndi chega a anunciar que vai abandonar a carreira dizendo que mandavam nela e a impediam de compor. Com o apoio de fãs e amigos ela muda de idéia. Dedica-se mais ao Rock e muda completamente o visual. Neste ano ela participa do famoso show "The Wall Live In Berlim" cantando "Another Brick In The Wall". O show foi transmitido para 100 países.

1991_ Cyndi Lauper participa do seu segundo longa "Fora de Controle" protagonizando a dançarina que se vestia de sereia chamada Cyd Morse. Nas filmagens ela conheceu o ator David Thornton. Cyndi dava carona para todos do estúdio e descobriu que David não tinha carro. Então começou a chamá-lo para ir com ela também. Cyndi o chamava de assassino por causa do papel dele no filme. Em uma dessas caronas, David começou a passar a mão na perna de Cyndi. Ela olhava para ele e ele olhava para frente como se nada acontecesse. Quando chegaram no prédio onde David morava ele deu um beijo em Cyndi e subiu. Ele vestiu o pijama, escovou os dentes, passou o fio dental (ele é bem certinho) e o telefone tocou. Era Cyndi perguntando: "Você me beijou?" e ele disse: "Sim". Houve uma longa pausa até que Cyndi disse: "Então desça aqui e termine o que começou!". Ela subiu e ficou com David. Assim começou o namoro. Meses depois David pediu Cyndi em casamento e ela aceitou. O casamento foi no dia 24 de novembro. Cyndi impressionou a todos, pois a rainha da extravagância vestiu um vestido de noiva tradicional branco e o cabelo loiro,pouca maquiagem, enfim, estava normal. Seu vestido tinha sido lavado a seco e encolheu. Ela não podia levantar os braços. Já o pastor Little Richard estava uma aberração com um terno todo colorido e ainda por cima arrancou risos dos convidados , pois tropeçou e falou "merda". A cerimônia foi simples na casa de Cyndi em Nova York. Ainda teve a participação da cantora e amiga de Cyndi, Patti Labelle que cantou na cerimônia a canção "Come What May" e no futuro viria a ser a madrinha do filho de Cyndi e David. Além disso,Cyndi participou do projeto Peace Choir e gravou junto com vários artistas a música "Give Peace a Chance".

1992_ Recém casada Cyndi Lauper volta a gravar e lança o single "The World Is Stone". O single faz um enorme sucesso na Europa e lhe rende muitos prêmios por lá.

1993_ Cyndi lança o álbum "Hat Full Of Stars", primeiro álbum totalmente independente. Cyndi compôs todas as músicas, produziu e dirigiu os videoclipes e isso continua em todos os próximos álbuns. O álbum trata de temas sérios como aborto, racismo, incesto e os críticos o classificaram como GORGEUS que significa algo mais que maravilhoso! Os destaques foram "That's What I Think", "Who Let In The Rain" e "Sally's Pigeons". Cyndi sai em turnê pelos EUA, Europa e Japão. Cyndi participa de mais um longa "Um Talento Muito Especial" interpretando a secretária Geena Briganti ao lado do ator Michael J. Fox.

1994_ Cyndi volta a era da extravagância e lança a coletânea "Twelve Deadly Cyns...And Then Some" comemorando dez anos de carreira solo. O álbum tem apenas duas canções inéditas, "Come On Home" e "Hey Now" que foi o sucesso do ano. É uma versão da famosa canção "GIRLS JUST WANT TO HAVE FUN" e ao invés de garotas foram colocadas Drags Queens no videoclipe. Cyndi quer mostrar que todos têm o direito de se divertir. Cyndi sai em turnê mundial e vem ao Brasil pela última vez fazendo um show em São Paulo. O álbum fica dois anos sendo o segundo mais vendido da Europa. "Hey Now" foi o último sucesso de Cyndi Lauper no mundo. Na época Cyndi se surpreendeu: "NUNCA IMAGINAVA QUE UM ÁLBUM DE ANTOLOGIAS FOSSE ASSIM TÃO BEM ACEITO, FIQUEI FELIZ COM O RESULTADO".

1995_ Cyndi começa a trabalhar no próximo álbum junto com sua amiga Jan Pulsford além de fazer vários shows pelo mundo. Participa da série "Mad About You" vivendo a personagem cômica Marie Anne Lugasso. Recebe tantos elogios que ganha o prêmio EMMY de Melhor Atriz.

1996_ Cyndi lança no Japão o álbum "Sisters Of Avalon", um álbum que revela uma Cyndi que ninguém conhecia. Um álbum que mistura o ritmo japonês com jazz e pop. O destaque é a música "You Don't Know" que vai para o topo Teen das paradas americanas. Cyndi pretendia lançar o álbum oficialmente em 1997 e começar a trabalhar no próximo. Faz varios shows no Japão e começa a planejar sua tão sonhada gravidez.

1997_ Cyndi lança oficialmente "Sisters Of Avalon" no mundo, mas não começa a trabalhar no novo álbum, pois aos 44 anos fica grávida de seu primeiro e único filho. Cyndi é convidada da amiga Tina Tuner para participar de sua turnê e lá ela canta as músicas do "Sisters Of Avalon" destacando a canção "Ballad Of Cleo And Joe". Faz shows até o sétimo mês de gestação. A gravidez foi um pouco perturbadora. Na primeira ultra sonografia é acusado um sopro no coração. Cyndi fica tão chateada que fez um show nesse mesmo dia para tentar acalmar-se. Todos os dias pedia ao filho que ficasse com ela e que tudo daria certo. Seus amigos cobravam um chá de berço mas ela não queria fazer pois queria ver se seu filho nasceria bem mas acabou fazendo. No dia 19 de novembro, Cyndi começa a passar mal. Pensaram que ela fosse dar a luz no carro como quase aconteceu no dia do seu próprio nascimento mas ela deu a luz 40 minutos depois. Foi parto normal e Declyn Wallace Lauper-Thornton nasceu saudável.

1998_ Cyndi realizou-se como mãe e neste ano lança o álbum natalino "Merry Christmas...Have A Nice Life!". O álbum é muito elogiado pelos críticos que o consideram o melhor álbum natalino de todos os tempos. Cyndi é autora de quase todas as canções e duas foram compostas especialmente para o filho Declyn "December Child" e "New Year's Baby (First Lullaby)",essa última tem a participação do próprio Declyn que fez um gurgunar de bebê, uma gracinha. No encarte do CD convidou seu marido para ser o Papai Noel. Conclusão: é um álbum bem família.

1999_ Cyndi saiu da Sony Music. Ela é convocada para regravar um grande sucesso dos anos setenta e grava o single "Disco Inferno" para o filme "Os Estragos de Sábado a Noite". A canção explode nos EUA e se torna o Hit do verão. Cyndi recebe a indicação ao GRAMMY de MELHOR GRAVAÇÃO DANCE. Cyndi sai em turnê com a cantora Cher cantando as músicas do "Sisters Of Avalon" com os cabelos azuis e leva seu filho Declyn para participar. Neste ano ela participa de um episódio "The Simpsons", ou melhor, "The Cynpsons". Ela é a personagem principal e ainda dubla a voz.

2000_ Cyndi compõe a canção "I Want A Mom That Will Last Forever" para o desenho "Os Anjinhos em Paris".Neste ano cantou como destaque na parada gay de NY,cantando canções de seu novo CD "Shine" e tem agenda lotada até o final do ano.Cyndi participa de mais um filme "Os Oportunistas" vivendo a sua primeira personagem dramática Sally Mahon,dona de um bar.No início,seu par o ator Christopher Walken não queria que Cyndi fosse sua namorada por causa da diferença de idade, mas no final deu tudo certo, eles formaram um belo casal. O filme foi premiado na Europa.

2001_ Cyndi marca a data do lançamento do álbum "Shine" para o dia 11 de setembro. Um álbum moderno, com letras envolventes, músicas dançantes e baladas emocionantes, ela estava na gravadora Edel America Records. Mesmo com a canção "Shine" estando por várias semanas em primeiro lugar nas paradas das pistas americanas, ocorreram alguns imprevistos na época do lançamento que acabou sendo adiado. No dia 11 de setembro houve os atentados aos EUA e nesse período a gravadora Edel faliu. Mas Cyndi continuou com seus shows pelos EUA e inclusive fazendo alguns beneficentes para fundações pró-AIDS e câncer. No final do ano foi convidada a fazer um show na Disney na passagem de ano.

2002_ Cyndi Lauper parece reviver seu estrondoso sucesso dos anos oitenta. No início do ano gravou com a cantora Anastácia um comercial para o refrigerante "Doctor Pepper". Finalmente em junho saiu o Ep "Shine" que contém cinco canções entre elas "Shine" que mostra bem a potência da voz de Lauper e "Water's Edge" um apelo sentimental que revela seu lado emocional. Também tem duas canções polêmicas. "It's Hard To Be Me" que fala da stripper que disputa na justiça a herança milionária de seu marido que morreu em 1995 e "Madonna Whore" (Madonna Prostituta) que segundo Lauper, fala sobre o complexo feminino de Madonna (a Virgem Maria) e que levantou o público em seus shows. Lauper disse que não tem nada a ver com a cantora Madonna. Em julho ela começou sua turnê ao lado da cantora Cher onde abria os shows a convite da cantora. Numa matéria sobre essa tour dizia que pela primeira vez uma cantora que abria um show para outro artista os lugares já estavam todos tomados por seus mais de 100 shows. O texto também dizia que Cher devia tomar aulas de interpretação e comunicação com o público com a Cyndi. Em meio a tour, Cyndi participou do Divas Live cantando "If You Cold Turn Back Time". No final do ano a VH1 fez um opulento documentario sobre sua vida e carreira chamado Behind the Music. Sua tour foi a terceira mais rentável segundo a revista Billboard, ficando apenas atrás de Paul McCartney e Rolling Stones, com uma marca de um milhão e meio de pessoas. A canção "Shine" chegou a ficar em segundo lugar em uma parada americana e se manteve entre as 10 mais em várias rádios.

2003_ Em fevereiro Cyndi foi pré-indicada ao Grammy de melhor CD. Em março foi lançado o single "Shine" com seis versões. Devido ao grande sucesso de "Shine", Cyndi Lauper é novamente contratada pela Sony Music, mas desta vez impôs um contrato com várias cláusulas, sem pressões ou cobranças. Em novembro lança um CD de stardards com clássicos da música estadunidense chamado "At Last". Cyndi volta sob uma chuva de elogios e surpreendeu a gravadora pelo número de vendas do álbum. Recebeu uma indicação ao Grammy e saiu um turnê mundial. Além disso, ela é chamado para cantar no maior reveillon do mundo, o da Times Square em Nova York com um público de aproximadamente um milhão de pessoas.

2004_ Cyndi está em um ano exaustivo. Além da agenda estar cheia com shows e programas, ela grava seu DVD do álbum At Last em Town Hall e lança o álbum "Shine" completo no Japão com 13 canções. É uma das principais cantoras do mega evento Divas Live ao lado de Patti Labelle, Jessica Simpsons, Joss Stone e Debbie Harry do Blondie. No final do ano Cyndi canta no prêmio Nobel da Paz na Noruega, fechando o ano com chave de ouro.

2005_ Cyndi comça o ano de férias. Em fevereiro participa do Grammy apresentando e começa a trabalhar no seu novo album de estúdio. Durante o ano ela faz vários shows e recebe homenagens. Em julho participa da série "Queer As Folk" cantando a música "Shine" em uma versão feita especialmente para o episódio. Em novembro Cyndi lança "The Body Acoustic". Cyndi releu seus próprios sucessos em formato acústico e com um monte de convidados como Sarah McLachlan, Shaggy, Jeff Beck, Ani DiFranco e Puff Ami Yumi para as novas e desplugadas versões de hits como "Time After Time","She Bop","True Colors" e "Girls Just Want To Have Fun" além de duas canções inéditas "Above The Clouds" e "I'll Be Your River". A co-produção é de Rich Chertoff, responsável pelo estrondoso "She's So Unusual" de 1983. É bem aceito pela mídia e pelos fãs. Também em novembro Cyndi participa do America Music Awards.

2006_ Cyndi começou o ano fazendo shows divulgando o album "The Body Acoustic". A música "All Through The Night" fica em segundo lugar na Argentina.Em abril encarnou a prostituta Jenny no musical da Broadway chamado "A Ópera dos Três Vinténs" ao lado de Alan Cumming, Nellie Mickay, Jim Dale e Ana Gasteyer. O musical foi eleito como um dos melhores de todos os tempos. Cyndi Lauper participou da premiação da Broadway o Tony Awards no dia 11 de junho. Em julho foi convidada do Gay Games e vestida de Estátua da Liberdade cantou "Shine" e "True Colors". Em agosto começou uma maratona de shows até outubro.

2007_ Cyndi Lauper trabalhou muito neste ano. Ela iria lançar um álbum totalmente inédito em julho mas acabou sendo adiado para 2008. Cyndi organiza a tour True Colors destinada principalmente aos homossexuais. A tour é um sucesso e voltará em 2008. Teve a participação de Erasure, Debbie Harry, Margareth Cho entre outros. Foram 15 shows realizados em junho. Cyndi participou do SingFest em Cingapura e do Summer Sonic no Japão. Esteve em varios prêmios e festivais. Está participando de um filme chamado Here and There juntamente com seu marido. Sua personagem se chama Rose.

Comentários

  1. muito ela merece
    com sua voz potente
    e maravilhosa
    ela mereceu a sua fama

    ResponderExcluir
  2. Demais!!! Cyndi Lauper é explêndida. Parabéns Bárbara pelo seu trabalho. Ed..

    ResponderExcluir
  3. Eu amei!Sou viciada nas músicas dela,atualiza a Bio Bárbara eu quero saber exatamente tudo da vida dela!Y love you Cyndi.bjs.

    ResponderExcluir
  4. Alguem sabe como comprar ingressos para o show dela em SP em fevereiro??? Quero garantir o meu! ^^

    ResponderExcluir
  5. muito bom saber um pouco mais dessa nossa diva maravilhosa

    ResponderExcluir
  6. bárbara atualiza a biografia, está legal!rogério,life,2008.

    ResponderExcluir
  7. o mais completo que encontreiii... nossa meus parabenssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário